A criança é recebida de maneira acolhedora, com cuidados que permitem a construção de vínculos de afeto, confiança e segurança. O Colégio Madre Cecília considera que a criança na fase da Educação Infantil aprende e desenvolve múltiplas e variadas experiências no decorrer de sua vida a partir do contato com o mundo social que atua. As experiências promovem a construção de conhecimentos e desenvolvem aspectos motores, expressivos, éticos, estéticos, socioculturais, afetivos e cognitivos de maneira articulada.
São considerados direitos de aprendizagem e desenvolvimento infantil: conviver; brincar; participar; explorar; expressar e conhecer- se. Nesta fase da educação infantil, as crianças desenvolvem um trabalho com intencionalidade permeado pelos Campos de Experiência: O eu, o outro e nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamentos, imaginação; espaços, tempos e quantidades, relações e transformações. Buscamos o desenvolvimento integral da criança estabelecendo em seu percurso o conhecimento, a criatividade, a possibilidade de troca de experiências e análises que culminam na construção do pensamento crítico e reflexivo.