Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental,participaram de uma atividade prática no laboratório de Ciências, explorando as diferenças entre misturas homogêneas e heterogêneas. Durante a experiência, os estudantes realizaram diversas atividades, como a combinação de água e sal para formar uma solução homogênea e a mistura de água e óleo de cozinha, que resultou em uma mistura heterogênea com duas fases distintas – a água, mais densa, ficando por baixo, e o óleo, menos denso, flutuando por cima.
Além disso, os alunos participaram de experimentos que ilustraram fenômenos como a solubilidade e a densidade, aprofundando sua compreensão sobre as propriedades físicas dos materiais. Essas atividades permitiram que os estudantes observassem e classificassem diferentes tipos de misturas, desenvolvendo habilidades de investigação e análise científica.
Para aprofundar o aprendizado, os alunos realizaram experimentos adicionais com leite, corante e óleo, explorando a tensão superficial e a mistura dos líquidos. Por fim, os alunos levaram para casa uma massinha caseira, feita no laboratório, como forma de contextualizar o conceito de mistura homogênea.




















































